Centro Cultural Belchior abre programação de dezembro com o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, evento do Ministério da Cultura

Entre os destaques da programação, estão os showcases do Festival Elos e a abertura da exposição “Brasileirismos”,  assinada pelo artista Olavo Santos

O Centro Cultural Belchior (CCBel), equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), inicia sua programação de dezembro com um marco: o espaço integra a maior edição já realizada do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR). 

A quarta edição do evento, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), será realizada em Fortaleza de 4 a 7 de dezembro. Neste período, o Centro Cultural Belchior será um dos principais espaços da programação, sediando showcases de música, em parceria com o Festival Elos.

A colaboração entre o MICBR e o Festival Elos se estrutura em duas frentes: Elos Acelera e apresentações musicais. O Elos Acelera, plataforma do Festival Elos de projeção da cultura cearens, tem parceria do CCBel como um dos espaços que impulsionam o desenvolvimento da cena musical local.

Ao longo do mês de novembro, o equipamento cultural recebeu mais de 30 artistas selecionados pela iniciativa para formações voltadas à indústria musical. No MICBR, os participantes terão, ainda, acesso a rodadas de negócios com programadores nacionais e internacionais, além da oportunidade de apresentarem showcases no palco CCBel do Festival Elos.

Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, sobem ao palco do CCBel: Makem, Camaleoa, Belinho da Silva, Horabuena, Cor dos Olhos, Moon Kenzo, Máquinas, Clau Aniz, Orquestra Popular do Nordeste, Milla Sampaio, Caio Castelo, Theresa Rachel, Batuta, Mulher Barbada, Clarisse Aires, Má Dame, Briar, Roda das Minas, Orlângelo, Murmurando e Cordas que Falam.

O Elos Acelera promove mentorias, capacitações e encontros que conectam artistas cearenses a festivais e curadores do Brasil e do mundo. Este ano, artistas do projeto O Sonho e o Som, criado pelo CCBel para fortalecer a cena cultural de Fortaleza, também integram as atividades, ampliando seus processos criativos e suas possibilidades de circulação. Entre eles, estão Batuta e Caiô.

Abertura de exposição: Brasileirismo

A exposição “Brasileirismo” terá sua abertura no dia 4 de dezembro, no Centro Cultural Belchior, às 16h. A mostra também integra a programação do MICBR 2025 e reúne telas em acrílica e óleo, pintadas à mão pelo artista Olavo Santos a partir de registros fotográficos da cultura popular e de memórias afetivas. As obras aparecem em tons amarelados e amarronzados e usam referências quilombistas como forma de tensionar a ideia de Brasil. A visitação seguirá aberta até domingo (5/12), das 9h às 21h e, posteriormente, de terça a sábado, das 9h às 21h. 

Com curadoria de Diego dos Santos e M.Dias Preto, “Brasileirismo” propõe uma reflexão sobre o que significa ser brasileiro, chamando atenção para a forma como a negritude e os povos originários foram empurrados para posições de invisibilidade. A iniciativa tem parceria com o Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SecultCE) gerido em parceria com o Instituto Mirante de Arte e Cultura.

Outras ações em dezembro

Além do MICBR, o CCBel segue, durante o mês de dezembro, com uma programação que movimenta diferentes linguagens e públicos. No dia 2 de dezembro, às 18h, o equipamento recebe o Conexão 4RTIN, uma roda de conversa que articula artistas, produtores e pesquisadores das linguagens do grime e da música eletrônica periférica. 

Já nos dias 12 e 13 de dezembro, a partir das 16h, o For Pride Festival toma conta do espaço com uma série de atividades, incluindo Forró Drag, Carimba na Praia, Radiola Drag, apresentação da DJ Rayanna Rayovack, oficinas de edição e vídeo para celular, oficinas de locução, feira de empreendedorismo e outras vivências. Em 15 de dezembro, às 18h30, o público confere a Roda Iracema, com o grupo Samba Kanjerê e participação especial de Gabi Nunes.

A agenda do equipamento segue no dia 18 de dezembro, às 18h, com a Noite de Cais, reunindo apresentações de Bernardo Neto, Edmar Gonçalves e Tannat. No dia 19 do mesmo mês, às 18h, a casa recebe o Alucinação Hip Hop, com Siará Rappers, Zabeli, Reggae Roots (DJ Matheus e DJ Lucas), Rapper Ice Free, Poeta Tiago, além de batalhas de MC, tag e breaking. Encerrando a semana, no dia 20 de dezembro, às 18h, o público é convidado para a Festa Miragi, celebrando a cena e a diversidade artística da cidade.

Serviço

Programação completa do Centro Cultural Belchior (CCBel)

Local: Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema

Atividades gratuitas

Conexão 4RTIN

Quando: terça-feira (02/12)
Horário: 18h

Abertura da Exposição Brasileirismo (MICBR)

Quando: quinta-feira (04/12)
Horário: 16h

MICBR E FESTIVAL ELOS – Showcases

Quando: quinta, sexta-feira e sábado (4 a 6/12)
Horário: a partir das 17h (4 e 6/12) | a partir das 16h (7/12)

For Pride Festival
Quando: sexta-feira e sábado (12 e 13/12)
Horário: a partir das 16h

Roda Iracema com Samba Kanjerê e participação especial de Gabi Nunes
Quando: segunda-feira (15/12)
Horário: 18h30

Noite de Cais com Bernardo Neto, Edmar Gonçalves e Tannat
Quando: quinta-feira (18/12)
Horário: 18h

Alucinação Hip Hop
Quando: sexta-feira (19/12)
Horário: 18h

Festa Miragi
Quando: sábado (20/12)
Horário: 18h

Endereço

© 2024 Criado por Suporte.TI