Além do show especial, o CCBel recebe ações formativas livres e gratuitas
Música, amigos, geografia, estúdio de produção musical, beira-mar e incentivo aos músicos locais são alguns pontos em que o Centro Cultural Belchior (CCBel) se assemelha ao antigo Cais Bar. O CCBel, vinculado à Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), celebra neste sábado (17/05) seus 8 anos de existência com uma programação livre e gratuita em homenagem ao histórico bar da Praia de Iracema.
Para relembrar esse antigo espaço, símbolo de uma Fortaleza alternativa, a programação inicia no sábado (17/05), às 17h, com o projeto Projeto Praia da Música Cearense e apresentações de Felipe Cazaux & Groovaux e Rayane Fortes. O CCBel ainda convidou Carlinhos Crisóstomo, Edmar Gonçalves, Luciano Robot, Aroldo Araújo, Elismário Pereira e Jeferson Portela, músicos cearenses que vivenciaram os melhores momentos do bar, para realizar um show especial, às 19h, na calçadinha do equipamento cultural
“Celebrar os 8 anos do Centro Cultural Belchior é também reconhecer o quanto esse espaço é importante para a cidade e para a música cearense. E, neste ano, a gente quis fazer uma ponte entre o passado e o presente, lembrando o Cais Bar, um lugar que foi símbolo de liberdade, de encontros e da força criativa. Relembrar o Cais é reavivar a memória da Fortaleza alternativa e afetiva que ainda vive aqui na Praia de Iracema”, ressalta Fernanda Matias, diretora do CCBel.
Cais Bar
Localizado no coração da Praia de Iracema, o Cais Bar foi muito mais que um simples cartão-postal. Durante os anos 1990 e 2000, o espaço se firmou como um dos principais redutos da cena alternativa de Fortaleza, reunindo artistas, músicos, intelectuais e militantes culturais em torno da música, da liberdade e da amizade. O bar resistiu por anos às transformações da cidade, mas encerrou suas atividades em 2003. Mesmo fechado, o Cais Bar segue vivo na memória afetiva da cidade.
Ações Formativas
Durante a semana, o equipamento recebe diversas ações formativas, iniciando na quarta-feira (14/05), às 16h, com o debate “Fortalezas: entre a cultura e o jornalismo”, com participação de Helena Barbosa, secretária da Cultura de Fortaleza, e da jornalista Silvia Bessa, com mediação de Ana Cláudia Peres. O encontro integra a celebração dos 60 anos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Já na quinta-feira (15/05), a partir das 19h, o projeto Cururu Skate e Rap promove um workshop de rima e um bate-papo sobre hip hop, juventude cearense e batalhas de rima. A mediação é de Peixe, idealizador do Cururu. Após a conversa, os MCs presentes participam de uma batalha de rima no formato bate e volta.
Encerrando as ações formativas, na sexta-feira (16/05), o Coletivo Farol Encantado promove o projeto Tinta no Castelo, uma roda de conversa sobre o graffiti fortalezense com os artistas Pig, Dinha, Bicos e Berin.
Exposição
A exposição “O Poço que você não vê” continua até 24 de maio. A mostra, realizada por meio de parceria entre os institutos Cultural Iracema (ICI) e Mirante, busca romper com o estigma historicamente imposto à comunidade do Poço da Draga, promovendo a valorização do território e evidenciando sua riqueza cultural, gastronômica, esportiva e marítima.
Serviço
Centro Cultural Belchior (CCBel)
Local: Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema
Acesso gratuito e livre
> Exposição “O Poço que você não vê”
Visitação de terça a sábado, das 9h às 21h
> Aulas de Ritmos com Heliane Lopes
Segundas, quartas e sextas-feiras
Horário: 17h
> Aula de Dança de Salão com Valterlan
Datas: quarta-feira
Horário: 18h às 19h
> Projeto Minha Dança, Meu Lugar – Aulas de Dança Contemporânea com Lolly Pop
Datas: segundas, quartas e sextas
Horário: 17h às 20h
Atividade fechada
> Seminário “Fortalezas: entre a cultura e o jornalismo“
Participantes: Helena Barbosa e Silvia Bessa e mediação de Ana Cláudia Peres
Horário: 16h
Data: quarta-feira 14/05
Entrada livre (sujeita à lotação)
> Workshop de rima- Projeto CURURU SKATE RAP
Horário: 19h
Data: quinta-feira 15/05
Aberto ao público
> Roda de conversa – Projeto Tinta no Castelo
Participantes: Pig, Dinha, Bicos e Berin
Horário: 18h30
Data: sexta-feira 16/05
Aberto ao público
> Projeto Praia da Música Cearense e Show Especial – Cais Bar
Data: sábado (17/05)
17h: Projeto Praia da Música Cearense, com Felipe Cazaux & Groovaux e Rayane Fortes
19h: Show Especial – Cais Bar, com Carlinhos Crisóstomo, Edmar Gonçalves, Luciano Robot, Aroldo Araújo, Elismário Pereira e Jeferson Portela
Aberto ao público