Centro Cultural Belchior prorroga a exposição “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças” até 22 de novembro

Mais de 1.800 visitas foram realizadas à mostra desde sua abertura, em 13 de agosto deste ano

Devido à grande procura do público, o Centro Cultural Belchior (CCBel), equipamento vinculado à Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), anuncia a prorrogação da exposição “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!” até o dia 22 de novembro. Desde sua abertura, em 13 de agosto deste ano, a mostra já recebeu mais de 1.800 visitantes, reafirmando o interesse do público pelas expressões culturais e religiosas que celebram a força de Iemanjá e das tradições afro-brasileiras.

Com curadoria do antropólogo e pesquisador Jean dos Anjos, a exposição reúne registros fotográficos produzidos em 2016 por Flávia Almeida, Beto Skeff, Éden Barbosa, Luiz Alves, Manuel Filho, Allan Taissuke e Jean dos Anjos. O acervo faz parte do processo de salvaguarda da Festa de Iemanjá como Patrimônio Cultural Imaterial de Fortaleza, revelando a importância da celebração enquanto expressão de fé, resistência e pertencimento.

As imagens funcionam como mapas sensíveis que conduzem o público às vivências das praias da capital cearense, com oferendas, rituais, danças e encontros entre corpos, territórios e espiritualidades. A visitação é gratuita, de terça a sábado, das 9h às 21h, no espaço expositivo do Centro Cultural Belchior. 

Para Fernanda Matias, diretora do CCBel, a mostra tem um significado especial. “Recebemos visitantes de diferentes idades e de vários locais do Brasil, encantados pela beleza e pela potência simbólica das imagens. Decidimos prorrogar até o dia 22 de novembro para que mais pessoas possam ter acesso e vir conhecer esse trabalho que celebra a força de Iemanjá e das tradições de matriz africana”, afirma.

A mostra integra as ações da Festa de Iemanjá de Fortaleza, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Município desde 2018. O reconhecimento reforça o compromisso da Cidade com a valorização da identidade afro-brasileira, a memória coletiva e a pluralidade cultural.

Serviço

Exposição  Odoyá! Salve a Mãe de todas as cabeças!

Visitação: de terça a sábado, das 9h às 21h, até 22 de novembro

Gratuito

Endereço

© 2024 Criado por Suporte.TI