Alucinação Arte Urbana: Centro Cultural Belchior chega à Barra do Ceará com projeto de graffiti

Projeto já passou pelas comunidades da Graviola, Titanzinho e Moura Brasil, e agora chega à Barra do Ceará, em parceria com a Associação dos Moradores do Conjunto Barramar

O Centro Cultural Belchior (CCBel) segue ampliando seu compromisso com diversas linguagens artísticas para além da música. Em agosto deste ano, o equipamento lançou o projeto “Alucinação Arte Urbana”, que propõe colorir comunidades de Fortaleza com intervenções de arte urbana. Neste mês de outubro, a iniciativa realiza sua quarta edição, no sábado (18/10), às 14h, em parceria com a Associação dos Moradores do Conjunto Barramar, na Barra do Ceará.

A ação chega ao bairro mais antigo de Fortaleza, em colaboração com o coletivo Barramar,  formado por jovens da periferia e ativo desde 2018 na promoção da música reggae e da integração social na região. A condução será do arte-educador Francisco Wanderson (Barney), que há mais de 20 anos atua com hip-hop, dança (breaking), rap e graffiti.

O CCBel é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). 


Novas cores no Moura Brasil

O projeto “Alucinação Arte Urbana” já contemplou as comunidades do Titanzinho, da Graviola e, por último, do Moura Brasil. A terceira edição foi realizada em parceria com o Núcleo de Patrimônio Cultural (Nupac), envolvendo crianças do território. A oficina foi conduzida pela artista visual Erica R, que apresentou técnicas de graffiti e stencil.

O mural deu novas cores à sede do Nupac. Com spray, tinta e moldes de stencil, Erica proporcionou o primeiro contato de muitas crianças com essa linguagem artística. “Essa oficina é muito importante para a comunidade, porque eles estão aprendendo e entrando em contato com as técnicas do graffiti e do stencil. Eu também trouxe um desenho bem colorido para eles preencherem, colorirem o espaço que frequentam e terem esse contato com o spray”, disse. 


A arte urbana tem um impacto significativo nas comunidades, despertando o interesse de crianças e adolescentes e fortalecendo vínculos sociais. É o que reforça Ryan Santos, agente comunitário do Nupac. “É importante para as crianças que se inspiram nessa arte e para fortalecer a união entre a comunidade e a arte urbana”. Em novembro, o projeto encerra sua primeira temporada no Pirambu. 

Serviço 

Alucinação Arte Urbana no Titanzinho
Facilitador: Barney
Data: sábado (18/10)
Horário: 14h
Local: Associação dos Moradores do Conjunto Barramar (Rua Helenice Paiva Menezes, S/N, Barra do Ceará) 

Endereço

© 2024 Criado por Suporte.TI