Centro Cultural Belchior encerra programação de setembro com apresentação do Afoxé Omõrisà Odè, vivência Samba de Qualidade e show da cantora pop Camaleoa

Atividades ocorrem nos dias 26 e 27 de agosto; exposição Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças! segue em cartaz no equipamento

O Centro Cultural Belchior (CCBel) encerra o mês de setembro com uma programação gratuita que une música, ancestralidade e celebração cultural. Nos dias 26 e 27, o espaço recebe o Afoxé Omõrisà Odè, o projeto Samba de Qualidade e o show da cantora cearense Camaleoa. A exposição Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!, dedicada à Festa de Iemanjá de Fortaleza, segue em cartaz no equipamento vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

A apresentação O Encanto dos Orixás – batuques do Omõrisà, do Afoxé Omõrisà Odè, será nesta sexta-feira (26), às 19h, celebrando a resistência e a trajetória do grupo, tetracampeão do Carnaval de Fortaleza. No palco, batuques, vozes e mestre de percussão revisitam os orins, cânticos sagrados em língua iorubá, que marcaram seus oito anos de avenida.

No sábado (27), às 16h, a programação abre com a vivência Samba de Qualidade, iniciativa que valoriza a tradição do samba e seus fundamentos, unindo música, dança, ancestralidade e experiências formativas abertas ao público. Em parceria com a Associação Zumbi Capoeira (AZC), o projeto é lançado no CCBel e convida todos a se conectar com a força do samba em um repertório especial.

Às 19h, a Casa de Praia da Música recebe a cantora pop cearense Camaleoa, que sobe ao palco com banda e ballet inteiramente femininos. O show mistura suas faixas autorais a um tributo eletrizante às divas pop dos anos 2000, referências que inspiram sua estética e sonoridade. Seu mais recente single, Sonho de Consumo, reforça o momento de expansão do pop cearense, com refrão marcante, visual ousado e performance cheia de energia.

Exposição salvaguarda Festa de Iemanjá de Fortaleza

A programação se completa com a exposição Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!, sob curadoria de Jean dos Anjos. A mostra, em cartaz até 17 de outubro, celebra a tradicional Festa de Iemanjá de Fortaleza e reúne fotografias produzidas em 2016, durante o processo de registro da celebração como Patrimônio Cultural Imaterial, revelando rituais, símbolos e afetos que marcam a força espiritual e coletiva do evento.

Serviço 

Programação do Centro Cultural Belchior (CCBel)
Local: Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema
Atividades gratuitas e livres

> Apresentação Afoxé Omorisá Odé
Quando: sexta-feira (26/09)
Horário: 19h

> Vivência Samba de Qualidade em parceria com Associação Zumbi Capoeira (AZC)
Quando: sábado (27/09)
Horário: 16h

> Show Camaleoa
Quando: sábado (27/09)
Horário: 19h

Endereço

© 2024 Criado por Suporte.TI