Centro Cultural Belchior promove fim de semana de música, literatura e celebração da cultura surda

Show de Thereza Rachel, Festival Surdará, oficina de produção musical e exposição sobre Iemanjá integram programação gratuita

O Centro Cultural Belchior (CCBel) realiza, neste fim de semana, uma programação diversa com oficinas, shows, sarau e exposição. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Nos dias 16, 18, 23 e 25 de setembro, sempre às 18h30, será realizado o curso livre “Produção Musical para quem aprendeu ‘Na Tora’”, mediado pelo músico autodidata e compositor Caiô. Voltada para jovens de 12 a 29 anos, a oficina propõe uma experiência prática e criativa a partir da oralidade, explorando fundamentos da composição e da produção musical em plataformas acessíveis.

Na sexta-feira (19/09), às 19h, o CCBel recebe a cantora Theresa Rachel, que apresenta o projeto Samba da Theresa. No formato voz e violão, a artista traz composições autorais e releituras de clássicos do samba brasileiro.

Encerrando a semana, no sábado (20/09), às 19h, o espaço sedia a primeira edição do Festival Surdará, que evidencia a potência criativa da cultura surda a partir de trocas entre artistas surdos e ouvintes. A programação inclui o Sarau Surdará, um sarau literário bilíngue em Libras e Língua Portuguesa, com apresentações inéditas, traduções de obras clássicas e performances artísticas.

Exposição salvaguarda Festa de Iemanjá de Fortaleza

A programação se completa com a exposição “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!”, sob curadoria de Jean dos Anjos. A mostra, em cartaz até 17 de outubro, celebra a tradicional Festa de Iemanjá de Fortaleza e reúne fotografias produzidas em 2016, durante o processo de registro da celebração como Patrimônio Cultural Imaterial, revelando rituais, símbolos e afetos que marcam a força espiritual e coletiva do evento.

Serviço 

Programação do Centro Cultural Belchior (CCBel)
Local: Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema
Atividades gratuitas e livres

> Curso Livre: Produção musical para quem aprendeu “Na Tora”
Mediação: Caiô
Quando: terças e quintas-feiras (16, 18, 23 e 25/09)
Horário: 18h30
Classificação indicativa: 12+

> Samba da Theresa
Quando: sexta-feira (19/09)
Horário: 19h

> Sarau Surdará
Quando: sábado (20/09
Horário: 19h

> Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças
Visitação de terça a sábado, das 9h às 21h

Endereço

© 2024 Criado por Suporte.TI