Centro Cultural Belchior abre programação de setembro com o Festival das Resistências 

Além da iniciativa em parceria com AuroraLab e Instituto Procomum, agenda no CCBel inclui Festival Internacional de Danças Urbanas na Cena, formações, criação de murais no Moura Brasil e exposição em homenagem à Iemanjá

O Centro Cultural Belchior (CCBel), equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), promove entre os dias 4 e 27 de setembro uma programação gratuita e aberta ao público com festivais, oficinas, shows, saraus e ações de graffiti. A abertura do mês será marcada pelo Festival das Resistências, realizado de 4 a 7 de setembro, reunindo arte, música, oficinas e diálogos em torno da justiça climática, do trabalho digno e da transição justa. 

A programação inclui apresentações da Roda de Coco das Goiabeiras, DJ Bugzinha, Batalha de RAP – Cururu Skate RAP, 4RTIN e Festa Foguentinha, entre outras atividades, fruto da ação coletiva da AuroraLab e do Instituto Procomum em parceria com o CCBel, o Instituto Cultural Iracema e a Prefeitura de Fortaleza.

Nos dias 12 e 13 de setembro, o CCBel também será palco do Festival Internacional de Danças Urbanas na Cena (Fiduc), que traz aulas, batalhas e vivências em diferentes estilos da cultura hip hop, com destaque para o protagonismo feminino. 

A agenda do mês segue com atividades diversas como a Oficina Zine, ministrada pelo Coletivo Cucaney; o Baile Cucaney – Diversidade, Cultura, Arte, Diálogo e Resistência, com Dafny Bariolli, Dih Marques e Fabiano Brandão; além do Samba da Theresa, do Sarau Surdará, do Afoxé Omorisá Odé e do show da artista Camaleoa.

Murais de graffiti no Moura Brasil

O projeto Alucinação Arte Urbana também integra a programação, levando murais de graffiti a comunidades como Graviola, Titanzinho, Moura Brasil e Pirambu. As atividades são realizadas em formato de vivência imersiva, de modo colaborativo entre artistas e moradores, fortalecendo a coletividade, a sociabilidade e os encontros nos territórios. No dia 13 de setembro, a ação chega ao bairro Moura Brasil com a artista visual cearense Erica Rodrigues. 

Ondas Formativas

Já a iniciativa Ondas Formativas promove novas oficinas voltadas ao universo da música, entre elas “Belchior, poética e cearensidades musicais”, com Vanick Belchior; “Desmontando a house music em corpo-festa”, com Maré House; e o curso livre “Produção Musical para quem aprendeu ‘Na Tora’”, com Caiô.

Exposição salvaguarda Festa de Iemanjá de Fortaleza

A programação de setembro se completa com a exposição “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!”, sob curadoria de Jean dos Anjos. A mostra celebra a tradicional Festa de Iemanjá de Fortaleza e reúne fotografias produzidas em 2016, durante o processo de registro da celebração como Patrimônio Cultural Imaterial, revelando rituais, símbolos e afetos que marcam a força espiritual e coletiva do evento.

Serviço 

Programação completa do Centro Cultural Belchior (CCBel)
Local: Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema
Atividades gratuitas e livres

> Exposição: Odoyá! Salve a Mãe de todas as cabeças!
Visitação de terça a sábado, das 9h às 21h

> Festival das Resistências
Quando: 04 a 07/09
Horário: 9h às 22h
Mais informações em @lab_aurora

> Workshop: Desmontando a House Music em Corpo-festa
Mediação: Jônatas Joca (MarÉHouse)
Quando: terça-feira (09/09)
Horário: a partir das 18h
Inscrições: 02/09 a 06/09
20 Vagas

> Festival Internacional de Danças Urbanas na Cena (Fiduc) 
Quando: 11 e 12/09
Horário: a partir das 9h
Mais informações em @f.i.d.u.c

> Workshop: Belchior, poética e cearensidades musicais
Mediação: Vanick Belchior
Quando: quinta-feira (11/09)
Horário: a partir das 18h
Inscrições: 02/09 a 09/09
20 Vagas

> Oficina Zine com Coletivo Cucaney
Quando: 13/09
Horário: 14h

> Balie Cucaney: Diversidade, Cultural, Arte, Diálogo e Resistência com Dafny Bariolli, Dih Marques e Fabiano Brandão
Quando: 13/09
Horário: 17h

> Curso Livre: Produção musical para quem aprendeu “Na Tora”
Mediação: Caiô
Quando: terças e quintas-feiras (16, 18, 23 e 25/09)
Horário: 18h30
Inscrições: 02/09 a 12/09
20 Vagas
Classificação indicativa: 12+

> Samba da Theresa
Quando: 19/09
Horário: 19h

> Sarau Surdará
Quando: 20/09
Horário: 19h

> Apresentação Afoxé Omorisá Odé
Quando: 26/09
Horário: 19h

> Show Camaleoa
Quando: 27/09
Horário: 19h

Endereço

© 2024 Criado por Suporte.TI