Alucinação Arte Urbana: Centro Cultural Belchior lança projeto de criação de murais nas periferias de Fortaleza

Edição piloto do projeto ocorreu na Comunidade da Graviola, em julho, com o artista muralista Pirata 

Imaginar é um ato lúdico, presente desde a infância. Para as crianças, esse exercício estimula a criatividade, favorece a resolução de problemas e contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Inspirado por essa potência do imaginar, o Centro Cultural Belchior lança o projeto “Alucinação Arte Urbana”, cujo propósito é colorir comunidades de Fortaleza com intervenções de arte urbana. Neste mês de agosto, a iniciativa chega ao Titanzinho, em parceria com o Instituto Serviluz, no sábado (30/08), a partir das 8h.

Realizado pelo Centro Cultural Belchior (CCBel), equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), projeto levará murais de arte urbana a pelo menos quatro comunidades da capital cearense: Graviola, Titanzinho, Moura Brasil e Pirambu. Com formato de vivência imersiva, as ações serão realizadas de forma colaborativa entre artistas, grafiteiros e moradores, fortalecendo a coletividade, a sociabilidade e os encontros nos territórios.

A edição piloto do projeto foi realizada na sexta-feira (25/07), na Comunidade da Graviola, sob a condução do artista Pirata Henfil. A atividade reuniu cerca de 15 crianças e adolescentes em uma oficina prática de graffiti, na qual puderam experimentar técnicas com tintas e sprays e deixar sua marca em um mural coletivo criado na própria comunidade.

Para Pirata, a experiência teve um impacto especial. “Foi bem bacana, uma vivência para mostrar para eles o que é o graffiti, as ferramentas que usamos, os materiais e um pouco das técnicas também. Foi algo lúdico, simples, mas que deixou a comunidade mais colorida e apresentou essa estética da linguagem. Eles puderam conhecer um pouco mais dessa arte. Foi massa!”, destacou.

A arte urbana é especialmente importante para as crianças, pois estimula a criatividade, a autoexpressão e a conexão com o ambiente e a cultura local. Vivenciar esse contato dentro da própria comunidade, de forma acessível, fortalece o senso de pertencimento e de participação.

Foto: Clarisse Teixeira

Entre os participantes, o jovem Alan, de 11 anos, também compartilhou sua visão sobre a atividade. “É meu segundo contato com o graffiti, ainda estou pegando a ‘manha’. Tenho muitos desenhos guardados em casa, e meu sonho é aprender mais e melhorar a cada dia. Na oficina, pintei parte de um girassol e achei muito legal o contato com tinta spray. Projetos assim são muito bons porque ajudam a gente a aprender, além de incentivar a fazer mais arte no futuro. Gostei muito de participar com meus amigos”, avaliou. 

Titanzinho recebe mural

A segunda edição do projeto será realizada no próximo sábado (30/08), às 8h, em parceria com o Instituto Serviluz, na comunidade do Titanzinho. A vivência será conduzida pelo artista visual Bruno Jambo (Jambo INC), grafiteiro e tatuador fortalezense cuja obra é inspirada no litoral da cidade e na cultura da pesca. Seus trabalhos refletem o mar, os barcos e os peixes, símbolos que carregam a identidade de seu território. 

Com o “Alucinação Arte Urbana Belchior”, o Centro Cultural Belchior reafirma seu compromisso de aproximar a arte das comunidades, incentivando a participação ativa dos moradores e promovendo espaços de criação coletiva e de transformação visual nos territórios de Fortaleza.

Serviço 

Alucinação Arte Urbana no Titanzinho
Facilitador: Bruno Jambo (Jambo INC)
Data: sábado (30/08)
Horário: 8h
Local: Instituto Serviluz (R. Amancio Filomeno – Cais do Porto)

Endereço

© 2024 Criado por Suporte.TI