Programação gratuita reúne espetáculo de João Andirá, show de Emicionar, oficinas de samba de terreiro e ballroom, além da exposição ‘Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!’
O Centro Cultural Belchior (CCBel), equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), divulga a programação gratuita dos dias 22 e 23 de agosto. Entre os destaques, estão a performance teatral Um Canto para Belchior, o show Marrom, Preto, de Emiciomar, além das oficinas do projeto Ondas Formativas. O público também pode visitar a exposição Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!, em cartaz até 17 de outubro.
No sábado (23/08), a programação começa às 17h com a performance Um Canto para Belchior, de João Andirá. A montagem em teatro de bonecos em miniatura lambe-lambe percorre espaços públicos com cenário, iluminação e música, convidando o público a assistir, de forma intimista, a uma homenagem ao cantor e poeta cearense Belchior.
Às 19h, o beatmaker pacajuense Emiciomar sobe ao palco com o show Marrom, Preto, projeto que une o EP Marrom e o álbum Preto. Misturando boombap, reggaeton, 808 e autotune, o artista apresenta uma narrativa musical inspirada nas vivências da juventude periférica cearense, conectando música e audiovisual em uma grande celebração.
Ondas Formativas
Na sexta-feira (22/08), às 18h, o projeto recebe a oficina Samba de Terreiro, conduzida pelo grupo Samba Alencarino, que comemora seu primeiro ano de trajetória com uma vivência coletiva sobre os ritmos e os símbolos do samba. Já nos dias 22 e 23/08, das 15h às 18h, será realizada a oficina Cultura Ballroom: O Palco das Estrelas, em parceria com a 19ª edição do Festival For Rainbow.
Conduzida por Dominik Ytalo, com assistência de Bev Feitosa, a atividade propõe uma imersão teórica e prática na cena Ballroom, articulando história, resistência e expressão corporal por meio da vivência em Vogue Femme.
Exposição Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças
Em cartaz até 17 de outubro, a mostra “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!”, apresenta registros fotográficos da Festa de Iemanjá de Fortaleza, produzidos em 2016, como parte do processo de salvaguarda do festejo enquanto Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. Com curadoria do antropólogo Jean dos Anjos, a exposição reúne imagens que conduzem o público a um mergulho sensível nos rituais, oferendas e celebrações que reverenciam a Rainha do Mar. A visitação é gratuita, de terça a sábado, das 9h às 21h.
Serviço
Programação completa do Centro Cultural Belchior (CCBel)
Local: Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema
Atividades gratuitas e livres
> Workshop: Cultura Ballroom: O Palco das Estrelas
Mediação: Dominik Ytalo e Bev Feitosa
Data: sexta-feira e sábado (22 e 23/08)
Horário: 15h às 18h
Mais informações no perfil @festivalforrainbow
>Workshop: Samba de Terreiro
Mediação: Samba Alencarino
Data: sexta-feira (22/08)
Horário: 18h
Inscrições encerradas
> Performance Teatral: Um canto para Belchior de João Andirá
Data: sábado (23/08)
Horário: 17h
> Emiciomar, com o show “Marrom, Preto”
Data: sábado (23/08)
Horário: 19h