Centro Cultural Belchior celebra oito anos de existência com show em homenagem ao Cais Bar

Além do show especial, o CCBel recebe ações formativas livres e gratuitas


Música, amigos, geografia, estúdio de produção musical, beira-mar e incentivo aos músicos locais são alguns pontos em que o Centro Cultural Belchior (CCBel) se assemelha ao antigo Cais Bar. O CCBel, vinculado à Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), celebra neste sábado (17/05) seus 8 anos de existência com uma programação livre e gratuita em homenagem ao histórico bar da Praia de Iracema.

Para relembrar esse antigo espaço, símbolo de uma Fortaleza alternativa, a programação inicia no sábado (17/05), às 17h, com o projeto Projeto Praia da Música Cearense e apresentações de Felipe Cazaux & Groovaux e Rayane Fortes. O CCBel ainda convidou Carlinhos Crisóstomo, Edmar Gonçalves, Luciano Robot, Aroldo Araújo, Elismário Pereira e Jeferson Portela, músicos cearenses que vivenciaram os melhores momentos do bar, para realizar um show especial, às 19h, na calçadinha do equipamento cultural

“Celebrar os 8 anos do Centro Cultural Belchior é também reconhecer o quanto esse espaço é importante para a cidade e para a música cearense. E, neste ano, a gente quis fazer uma ponte entre o passado e o presente, lembrando o Cais Bar, um lugar que foi símbolo de liberdade, de encontros e da força criativa. Relembrar o Cais é reavivar a memória da Fortaleza alternativa e afetiva que ainda vive aqui na Praia de Iracema”, ressalta Fernanda Matias, diretora do CCBel.

Cais Bar

Localizado no coração da Praia de Iracema, o Cais Bar foi muito mais que um simples cartão-postal. Durante os anos 1990 e 2000, o espaço se firmou como um dos principais redutos da cena alternativa de Fortaleza, reunindo artistas, músicos, intelectuais e militantes culturais em torno da música, da liberdade e da amizade. O bar resistiu por anos às transformações da cidade, mas encerrou suas atividades em 2003. Mesmo fechado, o Cais Bar segue vivo na memória afetiva da cidade.

Ações Formativas

Durante a semana, o equipamento recebe diversas ações formativas, iniciando na quarta-feira (14/05), às 16h, com o debate “Fortalezas: entre a cultura e o jornalismo”, com participação de Helena Barbosa, secretária da Cultura de Fortaleza, e da jornalista Silvia Bessa, com mediação de Ana Cláudia Peres. O encontro integra a celebração dos 60 anos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Já na quinta-feira (15/05), a partir das 19h, o projeto Cururu Skate e Rap promove um workshop de rima e um bate-papo sobre hip hop, juventude cearense e batalhas de rima. A mediação é de Peixe, idealizador do Cururu. Após a conversa, os MCs presentes participam de uma batalha de rima no formato bate e volta.

Encerrando as ações formativas, na sexta-feira (16/05), o Coletivo Farol Encantado promove o projeto Tinta no Castelo, uma roda de conversa sobre o graffiti fortalezense com os artistas Pig, Dinha, Bicos e Berin.

Exposição

A exposição “O Poço que você não vê” continua até 24 de maio. A mostra, realizada por meio de parceria entre os institutos Cultural Iracema (ICI) e Mirante, busca romper com o estigma historicamente imposto à comunidade do Poço da Draga, promovendo a valorização do território e evidenciando sua riqueza cultural, gastronômica, esportiva e marítima.

Serviço
Centro Cultural Belchior (CCBel)

Local: Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema

Acesso gratuito e livre

> Exposição “O Poço que você não vê”

Visitação de terça a sábado, das 9h às 21h

> Aulas de Ritmos com Heliane Lopes

Segundas, quartas e sextas-feiras

Horário: 17h

> Aula de Dança de Salão com Valterlan 

Datas: quarta-feira

Horário: 18h às 19h

> Projeto Minha Dança, Meu Lugar – Aulas de Dança Contemporânea com Lolly Pop

Datas: segundas, quartas e sextas

Horário: 17h às 20h
Atividade fechada

> Seminário “Fortalezas: entre a cultura e o jornalismo

Participantes: Helena Barbosa e Silvia Bessa e mediação de Ana Cláudia Peres

Horário: 16h

Data: quarta-feira 14/05
Entrada livre (sujeita à lotação)

> Workshop de rima- Projeto CURURU SKATE RAP

Horário: 19h

Data: quinta-feira 15/05

Aberto ao público

> Roda de conversa – Projeto Tinta no Castelo

Participantes: Pig, Dinha, Bicos e Berin

Horário: 18h30

Data: sexta-feira 16/05
Aberto ao público

> Projeto Praia da Música Cearense e Show Especial – Cais Bar
Data: sábado (17/05)

17h: Projeto Praia da Música Cearense, com Felipe Cazaux & Groovaux e Rayane Fortes

19h: Show Especial – Cais Bar, com Carlinhos Crisóstomo, Edmar Gonçalves, Luciano Robot, Aroldo Araújo, Elismário Pereira e Jeferson Portela
Aberto ao público

Endereço

© 2024 Criado por Suporte.TI