Promovida pela Soulest, a iniciativa objetiva debater as relações entre cultura, justiça Climática, favela e esporte como ferramentas de transformação social
Como parte da programação de retorno das atividades, o Centro Cultural Belchior (CCBel) recebe, nesta sexta-feira (14/03), às 18h, o projeto Formações no Corre 2025, uma iniciativa voltada para as periferias de Fortaleza e do Rio de Janeiro. A realização é da Soulest em conjunto com Periferia e o Escambau, Instituto Serviluz, Instituto Cultural Iracema (ICI), Barraca Foi Sol, Dragão do Mar, Rede Reaver, ThD e Nossa Iracema. O CCBel é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza administrado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor) em parceria com o ICI.
A programação propõe um diálogo entre cultura, sustentabilidade, justiça climática, tecnologia favelada e esporte como ferramentas de transformação social. No CCBel, o evento contará com a roda de conversa “Cultura, Justiça Climática, Favela e Esporte – O que temos a ver com isso?”, que discutirá a cultura periférica como ferramenta de resistência e transformação, além do papel de coletivos independentes e instituições na formulação de políticas públicas para esporte e cultura nas favelas.
Participarão do encontro Pretim Dalest, Tchele, Igor Cavalcante, Mister, Cristiellen Rodrigues, Mabel Castro e Fernanda Matias, diretora do Centro Cultural Belchior, promovendo um debate coletivo sobre a importância da cultura, do esporte e da sustentabilidade na promoção da justiça climática, do empreendedorismo social e da ação coletiva.
Formações no Corre 2025
O Formações do Corre é um seminário que traz um convite à reflexão e à ação com a pergunta: “O que temos a ver com isso?”. Em sua segunda edição, o evento ocorre de 14 a 16 de março de 2025. O seminário busca criar um intercâmbio de experiências entre jovens e moradores de favelas, conectando iniciativas locais e nacionais e promovendo soluções inovadoras para desafios como racismo ambiental, injustiça climática, centralização de recursos e políticas públicas.
Além da roda de conversa, a programação completa inclui aulas práticas de surfe, mutirão de limpeza, instalação de lixeiras ecológicas, instalação de placas informativas sobre descarte correto de resíduos e aulão aberto de altinha.
Programação